Como Educar um Filhote de Cachorro? [6 Passos Fundamentais]

A educação de um filhote de cachorro é um processo que exige muita paciência e dedicação.

Embora existam algumas regras gerais que todos devem seguir, esse processo pode variar bastante dependendo de cada filhote.

Cada um precisará dos seus próprios horários e repetições. Mas a seguir nós te contamos os pontos fundamentais na hora de educar um filhote de cachorro.

Antes de Adotar um Cachorro…

É importante que antes da gente levar o filhote para nossa casa nós garantimos que essa seja uma decisão considerada e aprovada por todos os membros da família.

Vale lembrar que um cachorro vai nos acompanhar entre 15 e 20 anos pela nossa vida. Então ele precisará de companhia, atenção veterinária, passeios diários ou até ir a uma creche para cachorros quando nós saímos de férias.

Além disso para que esse cachorro tenha uma personalidade estável na fase adulta, o ideal é adotá-lo quando ele estiver entre 2 e 3 meses de vidro onde ele já conhece a linguagem canina e já está corretamente relacionado com a mãe e os irmãos.

E nós sempre usamos o reforço positivo para educar e evitaremos as punições e gritos. 

Regras da Família

Além de adquirir tudo que ele precisa, como uma caminha, acessórios e brinquedos também é muito importante estabelecer padrões comuns que toda a família vai precisar respeitar e seguir como os horários das refeições, horas de passeio e o que se pode e o que não se pode fazer.

Se por exemplo nós não quisermos que nossos cachorros fiquem no sofá, nós não vamos puní-los por isso, mas sim reforçaremos o comportamento de descer.

A Chegada do Filhote em Casa

No dia em que ele chega em casa, nós precisamos transmitir muita confiança, calma e segurança.

É melhor evitar esmagá-lo, gritar e até ficar bravo se ele fizer xixi no lugar errado. Muito pelo contrário, nós vamos deixar que ele cheire o ambiente e vá se adaptando pouco a pouco.

É super normal que nos primeiros dias de adaptação o cachorrinho fique mais tímido e reservado e até chora a noite.

Nesses primeiros dias o que nós temos que fazer é não dar tanta atenção para esse choro.

O Que um Filhote de Cachorro Deve Aprender?

Enquanto o calendário de vacinação não estiver terminado o filhote ainda não pode sair de casa, mas nós já podemos ensiná-lo a fazer xixi no jornal, aproximando-se dele depois de comer, na hora de acordar e depois de se exercitar.

E quando eles fizerem isso nós vamos reforçar esse comportamento positivamente para que pouco a pouco ele vá associando o jornal ao local onde ele deve fazer a suas necessidades.

E aí nós também já podemos começar a estimular a mente dele, dedicando entre 5 e 10 minutos por dia para a obediência básica. Nós podemos ensinar a ele a ir e vir e a se sentar por exemplo. 

Filhotes Com Mais de 3 Meses

Quando os filhotes já tiverem todas as vacinas e as vermifugações em dia, já é hora de sair.

Nós vamos então ensiná-lo a fazer xixi na rua levando jornal para a rua e seguir sempre o mesmo procedimento.

Também é importante associar ele com todos os tipos de cachorros e pessoas para incentivar o comportamento sempre social e positivo.

E claro, nós precisamos garantir que todos esses encontros sejam bem positivos, já que uma briga pode gerar medos, traumas e um comportamento reativo.

Treinamento Básico e Avançado

Quando o filhote estiver com cinco ou seis meses de idade nós já podemos começar a obediência básica, praticando diariamente os exercícios de se sentar, deitar, ficar em pé e ir e vir.

Eles são bem importantes para uma comunicação adequada e para a segurança do cachorro.

Nós podemos usar prêmios comestíveis, carícias e palavras bem amáveis para reforçar sempre que ele se sair bem.

E mais tarde você já pode começar as habilidades e esportes caninos. O objetivo disso é estimular a mente e mantê-los sempre ativo e saudável.

Quer saber como cuidar melhor do seu cãozinho e ainda ganhar até R$ 25 mil por mês? 

Conheça o melhor curso de banho e tosa online do Brasil!

Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar. Até o nosso próximo post!

Deixe uma resposta